segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Filme: Doze Homens e uma sentença



O filme doze homens e uma sentença é muito instigante.

Trata-se da história de doze jurados que precisam decidir se um jovem é culpado ou inocente em relação ao assassinato de seu pai.

Dos doze jurados, onze estão certos de que ele é culpado, mas um deles não tem certeza e começa a mostrar para os outros algumas evidências que poderiam justificara inocência do jovem.
Durante o filme, o jurado vai mostrando elementos que vão convencendo pouco a pouco os outros. E sempre que ele percebia que alguém se convencia da não-culpa, pedia uma nova votação para demonstrar para os outros que aos poucos estava cresecendo e que não estava sozinho.
O filme nos faz refletir sobre vários aspectos dentro da educação, embora não trabalhe diretamente com nada disso. Primeiramente porque remete diretamente a um conselho de classe, em que os professores tem que decidir se o aluno reporva ou aprova, e em muitas vezes nem param pra pensar em todos os aspectos que esse aluno apresenta dentro da questão da aprendizagem. Com o filme podemos perceber que a nossa argumentação em prol de uma não-reprovação pode ter êxito!
Esse tipo de situação também acontece diariamente, quando temos que decidir se foi "ele" que bateu no outro ou não... Então o filme vem ao nosso encontro para refletirmos até que ponto eu estou levando as evicências dentro da sala de aula tão a sério sem elencar e balançar as argumentações.
Com as atividades de síntese e conceituação de evicência e argumentação no fórum, podemos ver que há uma preocupação geral dos professores em repensar os seus fazeres... Isso é um sinal de que a educação está caminhando para um rumo muito melhor que o atual!

Um comentário:

Tutora Daisy disse...

Ótimo, Carina!
Vou fazer uma sugestão: procura postar um comentário por disciplina. Nesse comentário pense o seguinte:
-que reflexões essa disciplina te proporcionou?
-que evidências de aprendizagem você identifica?
-de que maneira as disciplinas e os diferentes aprendizados no PEAD vêm colaborando para a sua prática pedagógica a e para a sua vida pessoal?
-o que você pode trazer de reflexões da sua prática que contribuem para pensar os conteúdos trabalhados no PEAD?
Ah! Não esquece dos marcadores (no final da postagem tem um retângulo onde se coloca do que se trata a postagem, podendo ser mais de uma coisa/marcador).
Abraço