quinta-feira, 24 de julho de 2008

Análise de Portfólio de Aprendizagens


Analisar dois portfólios de colegas não é uma missão nada fácil, mas vamos lá. Bom, acredito que o Portfólio de Aprendizagens seja uma ferramenta fundamental para o nosso curso. Através dele conseguimos fazer uma “coleta” com o que há e mais significativo durante o nosso percurso como estudantes. A cada postagem uma nova “estrelinha” se acende dentro de nossa memória, já que o que se porta é realmente aquilo que nos marcou. As postagens de forma ordenada, semana a semana, faz com que a aprendizagem durante o curso acabe como uma linha de tempo, que teremos sempre como guia ou apoio quando precisarmos, além de servir como porta para outras pessoas aprenderem conosco.
O primeiro Portfolio analisado foi o da colega Celma (
http://peadportfolio156686.blogspot.com/) Só tenho elogios a lhe enviar. Em seu portifólio procurou fazer postagens constantes , com contribuições significativas, de forma organizada, com marcadores para as interdisciplinas. O portfolio da colega carrega um “q” a mais... como ela trabalha com uma turma de crianças especiais, através dos relatos dela, podemos ver como as atividades que a gente faz com as crianças em escola regular, podem ser adaptadas para esta outra realidade. Também, nos faz refletir sobre como é importante procurar manter acesa a chama para o não comodismo em relação a esse tipo de educação, que exige muito mais atenção e que está muito mais propícia a cair na monotonia,
O segundo Portfólio que analisei foi o do colega Paulo: (
http://peadportfolio156666.blogspot.com/) que também só tenho a elogiar. Da mesma forma que a colega Celma, Paulo fez diversas postagens semanalmente, e organizou muito bem as suas postagens com marcadores. Suas postagens vão além do que as atividades do Pead nos oferece. Ele nos mostra de forma mais ampla em seu portfólio o que aprendemos, sendo o espelho de suas atividades realizadas de forma comprometida durante o semestre. Este Portfólio nos serve de exemplo de como manter de forma organizada nossas aprendizagens.
Concluo que a ferramenta em estudo seja algo que realmente traz infinitas colaborações para o nosso processo de aprendizagem, já que através dela conseguimos manter o nosso estudo em “alta”, sendo também opção de forma de organização dos conteúdos. Para o próximo semestre fica a promessa de mais postagens em meu portfólio, para assim fazer dele uma ferramenta a mais dentro do meu processo!

Um comentário:

Tutora Daisy disse...

Carina,
gostei de ler a sua análise.

Aguardo com ansiedade as suas postagens no próximo semestre!

É importante estar sempre passando pelo portfólio, refletindo, revendo pontos-de-vista, comentando, pois, como você disse, é possível traçar uma linha de tempo nele muito interessante para refletir sobre o que se aprendeu ou o que se pode aprofundar em estudos futuros. Além disso, ajuda no final do semestre na escrita da reflexão-síntese e na apresentação no workshop.

Vou colar aqui uma dica que dei à colega Andréa Barcellos:

Procure reservar uns 30 minutinhos por semana na sexta ou no sábado para escrever no portfólio. Pode ser que não precise nem isso, que necessite menos tempo ainda. Para isso, mantenha com você um bloquinho ou caderninho de anotações. Durante o seu trabalho na escola e no desenvolvimento das atividades do PEAD, vá anotando aspectos que chamando a sua atenção, falas das crianças, coisas que deram certo ou não... Você pode consultar esse caderninho, inclusive, para fazer as atividades nas disciplinas. Pode auxiliar muito e facilitar a vida, ao invés de ter de resgatar da memória. ;-)

Precisando de ajuda, estamos aí!
Abraços