sábado, 25 de outubro de 2008

Receita para alfabetização


Receita de alfabetização

Ingredientes:
1 criança de 6 anos
1 uniforme escolar
1 sala de aula decorada
1 cartilha

Preparo:
Pegue a criança, limpe bem, lave e enxágüe com cuidado. Enfie a criança dentro do uniforme e coloque-a sentadinha na sala de aula (decorada com motivos infantis). Nas oito primeiras semanas, sirva como alimentação exercício de prontidão. Na nona semana ponha a cartilha nas mãos da criança.
Atenção: tome cuidado para ela não se contamine com o contato de livros, jornais, revistas e outros materiais impressos.
Abra bem a boca da criança e faça com que ela engula as vogais. Depois de bem digeridas as vogais mande-a mastigar uma a uma as palavras da cartilha. Cada palavra deve ser mastigada no mínimo sessenta vezes. Se houver dificuldade para engolir separe as palavras em pedacinhos.
Mantenha a criança em banho-maria durante quatro meses fazendo exercícios de cópias. Em seguida, faça com que a criança engula algumas frases inteiras. Mexa com cuidado para não embolar.
Ao oitavo mês, espete a criança com um palito, ou melhor, aplique uma prova de leitura e verifique se ela devolve pelo menos 70% das palavras e frases engolidas.
Se isso acontecer: Considere a criança alfabetizada. Enrole-a num bonito papel de presente e despache-a para serie seguinte.
Se isso não acontecer: se a criança não devolver o que lhe foi dado para engolir, recomece a receita quantas vezes for necessário. Se não der resultado, ao fim de três anos enrole a criança em um papel pardo e coloque um rótulo: “aluno renitente”.

Alfabetização sem receita

Pegue uma criança de seis anos ou mais, no estado em que estiver, suja ou limpa, e coloque numa sala de aula onde exista muita coisa escrita para olhar, manusear e examinar.
Sirva jornais velhos, revistas, embalagens, anúncios publicitários, latas de óleo vazias caixas de sabão, sacolas de supermercado, enfim tudo o que estiver entulhado os armários de sua casa ou escola e que tenha coisas escritas.
Convide a criança para brincar e ler, adivinhado o que está escrito. Você vai descobrir que ela sabe muita coisa!
Converse com a criança, troque idéias sobre quem são vocês e as coisas de que gostam ou não. Depois escreva no quadro algumas coisas que foram ditas e leia para ela.
Peça à criança que olhe as coisas escritas que existem por ai, nas ruas, nas lojas, na televisão. Escreva alguma dessas coisas no quadro.
Deixe a criança cortar letras, palavras, e frases dos jornais velhos. Não esqueça de pedir às crianças que ela limpe a sala depois, explicando que assim a escola fica limpa.
Todos os dias leia em voz alta alguma coisa interessante: histórias, poesia, noticia de jornal, anedota, letra de música, adivinhação, convite, mostre uma nota fiscal algo que você comprou, procure um nome na lista telefônica. Mostre também algumas coisas escritas que talvez a criança não conheça: dicionário, telegrama, carta, livro de receitas.
Desafie a criança a pensar sobre a escrita e pense você também. Quando a criança estiver tentando escrever, deixe-a perguntar ou ajudar o colega. Aceite a escrita da criança. Não se apavore se a criança estiver “comendo” letras. Até hoje não houve caso de ”indigestão alfabética”.
Invente sua própria cartilha, selecione palavras, frases e textos interessantes e que tenham que ver com a realidade da criança. Use sua capacidade de observação, sua experiência e sua imaginação para ensinar a ler. Leia estude sempre e muito.
*Autora: Marlene Carvalho
Acho que esta mensagem traz muitas reflexões para os educadores, principalmente para aqueles que trabalham com a Alfabetização. Nossas crianças ao entrarem na escola vão construindo uma idéia de escolarização que muitas vezes leva para o resto da vida. Se esta entrada não for trabalhada a fim de deixar a criança mais a vontade, inserida em um meio que lhe proporciona mais atração e possibilidade de "diversão" e conhecimento, grandes problemas serão acarretados em relação à escola. Com a nova lei do Ensino Fundamental de 9 anos, as crianças estão entrando na escola um ano mais cedo, visto que poucas frequentam creches e escolinhas antes da entrada para o ensino regular. São muito pequenas e precisam ter a liberdade que um criança precisa nessa idade. Não precisa apenas de decoreba e represão. Precisa de ludicidade, de mostrar o que já sabe, de conhecer novas experiências e lançar-se no mundo letrado sem traumas!Com prazer em ler!

Um comentário:

Tutora Daisy disse...

Excelente!
Ótima postagem! Fico feliz que pense assim.
Abração