segunda-feira, 8 de junho de 2009

Hardball - O jogo da vida

Quando fui olhar o filme "O Clube do Imperador", ao locar o dvd, veio junto um outro filme, pois a "embalagem" era dupla. Não ia assistir, pois remetia à idéia de baseball, que eu parpicularmente não acho interessante, mas como sou fã do Keanu Reeves, resolvi dar uma espiadinha...
Realmente, pra mim, tornou-se um dos melhores filmes que já assisti em toda a minha vida!! Trata-se da história de um homem cheio de dívidas e sem rumo na vida, que para pagar a sua dívida teve que treinar alguns meninos de uma periferia. Ele acaba se envolvendo não somente com os alunos, mas com a professora, e juntos, fazem uma parceria... Ele ajuda os alunos com o incentivo à leitura, e ela com o esporte! Ele acaba criando um laço muito forte com os alunos, se envolve e busca estratégias para que o time, que não tinha a princípio nenhuma chance de vencer o campeonato, vire o grande campeão. Em sua última aposta, realizada para pagar suas dívidas, ganhou uma bolada, e ao invés de refazer apostas, resolveu investir esse dinheiro em uniformes para os alunos, levando-os em um verdadeiro jogo da liga profissional, fazendo assim, um grupo com empenho e segurança, sabendo que poderiam d
ar o melhor de si!
O que mais me tocou no filme, (fazendo agora uma coisa muito feia, que é contar o final, hehe, mas preciso fazer isso para explicar o tamanho da admiração que adquiri sobre ele) foi a parte final, em que um menininho, que não podia jogar por falta de idade, mas acompanhava todos os passos do time, foi morto por um tiro dado por bandidos ao chegar em casa no dia da final. Então, no velório do menino, o professor fez um discurso,relatando o fato de que aquele menino havia mudado a vida dele, pois no momento em que ele teve que entrou em campo, uma única vez, a felicidade que o menino sentiu, fez ele ver que poderia ser uma pessoa melhor,e que ele poderia fazer a diferença! Ele acaba tornando-se funcionário da escola para desenvolver oficinas.
Isso me faz ver que nem tudo está perdido! Que quando existe empenho e abertura da parte do professor para que exista um laço forte de amizade e cumplicidade entre as partes, tudo fica mais fácil! Conner renunciou uma vida sem propósito, e acabou por si mesmo descobrindo meios para incentivar aquele time a vencer! Estimulou, encorajou, tornou-se amigo! Assim, nós também, como professores em nossa sala de aula devemos procurar essas estratégias!


Gostei tanto do filme que passei para os alunos do turno da manhã na escola, em consequencia de um projeto de resgate de auto-estima! Quando perguntei a eles por que achavam que o menininho que era muito pequeno e não treinado para aquele tipo de jogada que fez a diferença na partida, acertou em cheio... ao invés de reponderem: "porque ele acreditou que podia!" responderam: "porque ele acreditou no que o treinador disse!"Isso me tocou muito, e fez com que nesta fase de desânimo geral dentro da profissão em que estou passando, surgisse como um fiozinho de esperança, valorizando meu trabalho, já que sempre fiz tudo o que pude para que meus alunos se sentissem capazes de realizar qualquer coisa!


Sendo assim, fica a dica do MARAVILHOSO filme! ;)

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Carina!!! Bem legal tua postagem!!! Adorei!!! Deu para sentir a emoção mesmo que o filme desperta! Que bom que te animaste a partir desta história! Abraço, Anice.