sábado, 15 de novembro de 2008

Letra "i" saindo do alfabeto

Assita ao vídeo da Letra "i" saindo do alfabeto:



Coloquei este vídeo no portfólio de aprendizagens porque achei muito interessante. Como em um próprio comentário no youtube menciona, comédias assim, com conteúdo, sem malícia,não são valorizadas.
Sempre trabalhei com alfabetização, e normalmente quando vou apresentar o numeral 0 (zero) utilizo a história: O Zerinho que fugiu de casa. A história conta que o Zero estava cansado de ser considerado como um nada, então resolveu abandonar tudo e fugir de casa, já que todos os números achavam que ele não valia nada, julgou que ninguém sentiria a sua falta. Porém, logo todos os números sentiram a sua falta, pois em diversas situações o zero era utilizado... nas lojas, as coisas que valiam R$10,00 passaram a valer R$1, no relógio passava das 9 horas direto para as 11 horas... assim,todos os números resolveram ir em busca do Zerinho. Quando o encontraram, o número 1 deu a mão pra ele e formaram o 10, o dois deu a mão pra ele e formaram o 20 e assim sucessivamente... e todos explicaram que ele tinha muita importância!!
Acredito que este vídeo sobre a letra "i" seja de semelhante objetivo, ilustrado em uma comédia muito boa, mas que realmente para uma turma de 1° ano seria muito forte, porém, vai uma dica para aqueles que trabalham com educação para jovens e adultos! Também serve para nós, como educadores, refletirmos se estamos dando a devida atenção para aquilo que nos rodeia, como os nossos alunos. O "i" é uma das mais de 20 letras do alfabeto e estava reclamando da sua posição, considerada por ele, inferior às outras letras. Será que nós não estamos fazendo com que algum/ns de nossos alunos se sintam inferiores?? Portanto esse vídeo também serve para o trabalho com valores e sentimentos. Serve tanto para análise, quanto para ponto de partida como gancho de um trabalho em conjunto... agora no final do ano é uma boa dica para que um grupo possa se abrir e dizer como realmente se sentiu ao final desta jornada!

Nenhum comentário: