- Compartilhe com tudo.
- Jogue dentro das regras.
- Não bata nos outros.
- Coloque as caixas de volta onde pegou.
- Arrume a sua bagunça.
- Não pegue as coisas dos outros.
- Peça desculpas quando machucar alguém.
- Lave as mãos antes de comer.
- Dê descarga.
- Biscoitos quentinhos e leite frios fazem bem para você.
- Respeite o outro.
- Leve uma vida equilibrada, aprenda um pouco, pense um pouco... e desenhe... e pinte... e cante... e dance ... e brinque... e trabalhe um pouco todos os dias.
- Tire uma soneca todos os dias.
- Quando sair, cuidado com os carros.
- Repare nas maravilhas da vida.
- Lembre-se da sementinha no copinho plástico. As raízes descem a planta sobe e ninguém sabe realmente como ou porque, mas todos somos assim.
- O peixinho dourado, o hamster, o camundongo branco, e até mesmo a sementinha no copinho plástico, todos morrem... Nós também.
- A regra de ouro é o amor e a higiene básica. Ecologia... política... e igualdade... e respeito... a vida sadia.
- Temos que fazer a nossa parte.
- E esta é sempre uma verdade, não importa a idade:"Ao sair para o mundo é sempre melhor darmos as mãos e ficarmos juntos."
Há alguns anos escutei esta mensagem ser narrada pelo Pedro Bial, e esta semana enquando tinha coma conversa bem séria com a mãe de um dos meus alunos, falando para ela a importância que tem a modificação de comportalento para melhor se faça cada vez mais cedo, lembrei de vários tópicos que a mensagem traz. Depois, quando voltei para a sala de aula, realmente refleti que tudo aquilo que eles estão aprendendo ali é a base que poderá ser vista anos e anos depois.
Piaget, em Pedagogia da automonia coloca que: "A construção ou a produção do conhecimento do objeto implica o exercício da curiosidade, sua capacidade crítica de “tomar distancia” do objeto, de observá-lo, de delimitá-lo, de cindi-lo e de “cercar” esse objeto ou fazer a sua aproximação metódica, sua capacidade de comparar, de perguntar. " Creio que estas ações quando estimuladas desde cedo, justamente no Jardim de Infanância, dificilmente se apagarão com o tempo, levando também em consideração o fato de que essa curiosidade é característica que tem se perdido com o passar dos anos. Além do Jardim, leciono também para um terceiro ano no turno da tarde, e vejo que dependendo do trabalho que se faz, os alunos chagam totalmente desestimulados a essas séries. Então minha responsabilidade como professora de Educação Infantil acaba sendo cada vez maior, estimulando a sua curiosidade pelo mundo, a sua autocritica e a capacidade de cooperação.
Certamente, se todas as pessoas da nossa sociedade cultivassem os ensinamentos plantados na Educação Inafntil, o mundo seria um lugar bem melhor para se viver.
Um comentário:
Olá, Carina:
Exatamente... quanto mais cedo esse processo de aprendizagem e a noção eu-outro forem desenvolvidos e estimulados, melhor.
Novamente trazes exemplos de tua prática costurando com a teoria. :)
Grande abraço, Anice.
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