sábado, 29 de maio de 2010

Aprendi no jardim de infância

"Tudo o que hoje eu preciso realmente saber, sobre como viver, o que fazer e como ser, eu aprendi no jardim de infância.A sabedoria não se encontrava no topo de um curso de pós-graduação, mas no montinho de areia da escola de todo o dias. Estas são as coisa que aprendi lá:
  • Compartilhe com tudo.
  • Jogue dentro das regras.
  • Não bata nos outros.
  • Coloque as caixas de volta onde pegou.
  • Arrume a sua bagunça.
  • Não pegue as coisas dos outros.
  • Peça desculpas quando machucar alguém.
  • Lave as mãos antes de comer.
  • Dê descarga.
  • Biscoitos quentinhos e leite frios fazem bem para você.
  • Respeite o outro.
  • Leve uma vida equilibrada, aprenda um pouco, pense um pouco... e desenhe... e pinte... e cante... e dance ... e brinque... e trabalhe um pouco todos os dias.
  • Tire uma soneca todos os dias.
  • Quando sair, cuidado com os carros.
  • Repare nas maravilhas da vida.
  • Lembre-se da sementinha no copinho plástico. As raízes descem a planta sobe e ninguém sabe realmente como ou porque, mas todos somos assim.
  • O peixinho dourado, o hamster, o camundongo branco, e até mesmo a sementinha no copinho plástico, todos morrem... Nós também.
  • A regra de ouro é o amor e a higiene básica. Ecologia... política... e igualdade... e respeito... a vida sadia.
  • Temos que fazer a nossa parte.
  • E esta é sempre uma verdade, não importa a idade:"Ao sair para o mundo é sempre melhor darmos as mãos e ficarmos juntos."

Há alguns anos escutei esta mensagem ser narrada pelo Pedro Bial, e esta semana enquando tinha coma conversa bem séria com a mãe de um dos meus alunos, falando para ela a importância que tem a modificação de comportalento para melhor se faça cada vez mais cedo, lembrei de vários tópicos que a mensagem traz. Depois, quando voltei para a sala de aula, realmente refleti que tudo aquilo que eles estão aprendendo ali é a base que poderá ser vista anos e anos depois.

Piaget, em Pedagogia da automonia coloca que: "A construção ou a produção do conhecimento do objeto implica o exercício da curiosidade, sua capacidade crítica de “tomar distancia” do objeto, de observá-lo, de delimitá-lo, de cindi-lo e de “cercar” esse objeto ou fazer a sua aproximação metódica, sua capacidade de comparar, de perguntar. " Creio que estas ações quando estimuladas desde cedo, justamente no Jardim de Infanância, dificilmente se apagarão com o tempo, levando também em consideração o fato de que essa curiosidade é característica que tem se perdido com o passar dos anos. Além do Jardim, leciono também para um terceiro ano no turno da tarde, e vejo que dependendo do trabalho que se faz, os alunos chagam totalmente desestimulados a essas séries. Então minha responsabilidade como professora de Educação Infantil acaba sendo cada vez maior, estimulando a sua curiosidade pelo mundo, a sua autocritica e a capacidade de cooperação.

Certamente, se todas as pessoas da nossa sociedade cultivassem os ensinamentos plantados na Educação Inafntil, o mundo seria um lugar bem melhor para se viver.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Carina:

Exatamente... quanto mais cedo esse processo de aprendizagem e a noção eu-outro forem desenvolvidos e estimulados, melhor.

Novamente trazes exemplos de tua prática costurando com a teoria. :)

Grande abraço, Anice.