segunda-feira, 20 de julho de 2009

Turma da Febeca


A inclusão social é um desafio atual muito delicado. Ao mesmo tempo que dentro das escolas não há preparo para receber alunos com necessidades especiais, tanto na parte física, como na parte de preparação dos profissionais, estes sujeitos precisam desenvolver-se e a escola precisa propiciar este desenvolvimento.
Muitas vezes o desafio maior, além do trabalho específico com os alunos especiais, é a aceitação dos outros no cotidiano. Uma maneira que ajuda muito a discussão sobre o assunto é a contação de histórias. Existe um site chamado Turma da Febeca:
http://www.megaterio.com.br/febeca/index.html
Onde o autor, Victor, elaborou diversas histórias envolvendo o tema de inclusão. Todas as personagens possuem algum tipo de necessidade especial, e transformam aquilo que "seria um problema", em algo postivo. Em forma de história em quadrinho, Victor consegue falar de maneira extremamente clara e objetiva que ter alguma necessidade especial não significa ser "menos" que outras pessoas.
A nós professores, frente ao desafio da inclusão, cabe procurar estratégias para que a sala de aula seja um espaço de aprendizagem para todos. Não é porque falta-nos materiais ou uma preparação mais consistentes que os sujeitos ficarão sem assistência ou atenção!
Não precisamos incluir apenas para dizer que estamos incluindo! Precisamos incluir porque é papel da escola rever as formas de inclusão existentes, pois de nada adianta somente matricular um aluno e dizer que isto é inclusão! Precisamos de forma efetiva fazer a diferença na vida de todos!

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Carina: Vejo que vais além, sabes? Essa postagem foi bem rica, pois colocas um material importante em que os professores podem se basear. Portfólio de aprendizagem não é apenas um local de divulgação de aprendizagem, mas também um local de trocas e essa tua postagem servirá de inspiração as tuas colegas. Abraço, Anice.