segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Como o lúdico na Educação Infantil contribui para o processo de alfabetização?

Neste ano, tive a oportunidade de conviver de perto com as crianças de educação infantil e percebi o quanto é importante que o professor desde esta fase seja um estimulador do processo de letramento e alfabetização.
As crianças já chegam na escola sedentas de aprender além daquilo que já estão acostumadas a fazer em casa (pintar, recortar, desenhar...). Porém, uma discussão muito grande tem sido alvo de algumas complicações neste sentido, visto que o Ensino Fundamental agora está estruturado em 9 anos, fazendo com que muitos acreditem que o processo de alfabetização só deve ser levado realmente à efetividade, no segundo ano. E o que fazer com aquelas crianças que estão loucas para aprender a ler e escrever desde pequeninhas na Educação Infantil?
Meu trabalho gira em torno desta discussão, tendo como linhas centrais a importância do início da estimulação à alfabetização/letramento desde a entrada na escola, independente do nível, através da utilização do lúdico e da construção significativa da escrita do nome para conhecimento do sistema de escrita e demais letras do alfabeto.
Ainda tenho muito pano pra manga...

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Carina:

Teus questionamentos são válidos, até porque o interesse das crianças é muito visível. Cada vez com menos idade elas se mostram motivadas para aprender.

Grande abraço, Anice.