domingo, 22 de novembro de 2009

As linguagens e o letramento


Na interdisciplina de letramento e alfabetização estudamos alguns tópicos essenciais para o trabalho de linguagem em sala de aula. Primeiramente, o ponto principal a ser explorado são as formas de leitura, escrita e fala. Não falamos, lemos e escrevemos da mesma forma. As diferenciações ocorrem pelos mais diversos moivos, seja regional, classial, etc. Sendo assim, devemos sempre observar com atenção a maneira do aluno se expressar a fim de respeitar a diversidade existente no grupo no qual estamos, o que não significa que não tenhamos que ensinar as formas mais adequadas do uso da língua nas mais diversas situações.
Torna-se extremamente complicado para o professor dentro da sala de aula tentar fazer com que o aluno deixe de falar "caRça" ou "ioRgute" se no contexto em que ele vive isso fala mais alto do que a professora explicando. O que devemos fazer é mostrar as diversas formas que temos para a expressão, mas que o cuidado com elas é de suma importância do cotidiano.
A escola foi "pensada" como instituição rígida de ensino de certo e errado, daí podemos pensar o motivo pelo qual seja tão difícil trabalhar o temido "português" com os alunos. A própria "matéria" como eles estão acostumados a chamar, já rotula como algo estático, onde se não seguirmos à risca as regras, estamos sendo automaticamente excluídos

Um comentário:

Geny disse...

Querida aluna Carina,
O assunto polêmico para fazer com que o aluno se dê conta para mudar sua fala do errado par o certo e não rotulá-lo. Penso que a escola tem como obrigação de fazer um trabalho de conscientização para que no futuro o aluno não venha ter prejuízo e sua vida funcional. Já presenciei casos que pessoas perderam o emprego por não falar corretamente a sua língua e até emprego de Babá já não se aceita mais.
As suas reflexões questionadoras.
Obrigada por suas postagens!
Geny Schwartz da silva
PEAD/FACED/UFRGS