domingo, 22 de novembro de 2009

Projeto de aprendizagem dentro de sala de aula


Neste semestre damos continuidade e aprofundamento com o trabalho sobre os Projetos de Aprendizagem. Na atividade 5 do Seminário Integrador, onde deveríamos nos posicionar frente às afirmações colocadas e assim debater em duplas argumentando em contra-argumentando, saliento a seguinte afirmação:
"O PA é uma proposta que não deve ser desenvolvida com crianças, pois estas têm dificuldades de perguntar e não têm estrutura cognitiva para entender a proposta. "
Creio que o Projeto de Aprendiagem tal e qual nós fazemos no PEAD realmente uma criança não tem condiçoes de desenvolver. Porém, nós como professores podemos utilizar a idéia central dos Projetos de Aprendizagem como base para um trabalho construtivo em sala de aula, adaptado ao nível de compreensão dos nossos alunos. O projeto base-a se em um assunto, em uma questão norteadora e em estratégias de estudo para descobrir as curiosidades relacionadas aos conhecimentos que já se tem e àqueles que estão sendo levantados. Nada de muito misterioso tem nisso. Na realidade nossos projetos de estudo dentro de sala de aula não passam muito longe desta idéia, a grosso modo. Táticas de investigação podem e devem ser incentivadas de sala de aula. Não necessitamos de internet nem de computador (remetendo também à outra afirmação da tese), basta usar a nossa criatividade( e a dos alunos também) e a diversidade de papel e caneta para registro dos estudos. Livrinhos, álbuns, revistas, tvs de sucata... uma infinidade de formas em que o PA pode ser apresentado. Minha conclusão é que para construirmos um PA precisamos apenas de pessoas que esteja motivadas a aprender, porque essas sim dao nó em pingo d'água e com a ajuda do professor, materiais diversos servem como apoio e suporte para estudo e pesquisa!

Um comentário:

Geny disse...

Querida aluna Carina,
O assunto polêmico para fazer com que o aluno se dê conta para mudar sua fala do errado par o certo e não rotulá-lo. Penso que a escola tem como obrigação de fazer um trabalho de conscientização para que no futuro o aluno não venha ter prejuízo e sua vida funcional. Já presenciei casos que pessoas perderam o emprego por não falar corretamente a sua língua e até emprego de Babá já não se aceita mais.
As suas reflexões questionadoras.
Obrigada por suas postagens!
Geny Schwartz da silva
PEAD/FACED/UFRGS