terça-feira, 3 de novembro de 2009

Didática Magna



Em 1638 Comênio conclui a sua Obra "Didática Magna". Observe agora 4 princípios básicos de como a sua idéia era estruturada:

"1. A consideração do aluno: Este elemento é da maior importância, até porque em muitas pedagogias tradicionais, o aluno, suas necessidades e suas capacidades não são consideradas, o enfoque da pedagogia se concentra no professor e nos conteúdos a serem trabalhados. Ao contrário disso, Comênio chama a atenção para respeitar a capacidade de compreensão do aluno (cap. 162), não sobrecarregar as aulas, progredir do fácil para o difícil, cuidar da motivação dos alunos (cap. 17), animar os alunos a ensinarem uns aos outros (cap. 18) e alterar o trabalho com descanso através de conversa, brincadeira ou música (cap. 15).

2. O ensino igual para todos: Como Comênio já explica no prefácio, a importância da educação para o ser humano exige uma educação para homens e mulheres e para todos os grupos sociais.

3. O realismo do ensino: A aprendizagem deve começar, segundo Comênio, a partir dos sentidos, da percepção, da experiência do aluno, e não a partir de teorias abstratas. Neste sentido, Comênio acusa as escolas de formarem alunos que normalmente só conseguem repetir nomes e conceitos sem compreenderam do que estão falando. Contra isso, ele propõe que os alunos façam experiências por conta própria e aprendam a partir das próprias observações e não somente repetindo o que outras pessoas disseram (cap. 18).

4. Finalmente queremos destacar a importância que Comênio atribui ao bom relacionamento entre professor e aluno como fundamento para a aprendizagem do aluno (cap.19)."

Podemos dizer que estas idéias são ultrapassadas? Fora da atualidade? Sem fundamentação nenhuma? É muito estranho, que ao passar de tantos anos as suas idéias não estejam tão distantes do nosso dia- a -dia. Será que os alunos continuam os mesmos? Certamente que não! Será que os professores continuam os mesmos? Evidente que não! Ou seriam os estudiosos da área que não se aprofundaram? Grande engano! O tempo passou, as pessoas mudaram, a educação ganhou novas formas, mas a essência da verdadeira educação não muda, diante de qualquer tempo ou espaço. Estes quatro princípios citados acima a cada dia que passa tornam-se cada vez mais atual, porque não fala de uma aprendizagem superficial e sim destaca a importância de uma aprendizagem como experiência de vida, e princípios de respeito, dignidade e vontade de aprender são imortais e indispensáveis a qualquer ser humano, em qualquer época.

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