domingo, 22 de novembro de 2009

Educação de Jovens e Adultos... Diversidade em questão

Em nosso trabalho de confecção do Pôster realizamos entrevistas com professores da EJA para formarmos uma idéia mais sólida da realidade de sala de aula desta modalidade de educação. Primeiramente nosso estudo focalizou-se em fazer um levantamento das características que se assemelham ou distinguem os alunos JOVENS dos alunos ADULTOS. Elaboramos com o resultado da pesquisa a seguinte tabela:







Constatamos também as maiores dificuldades encontradas pelos professores dentro de sala de aula: falta de leitura, falta de concentração em atividades de interpretação e textos extensos, dificuldade de sintonia dentro de sala de aula em relação jovem (mais agitado, dificuldade em aceitar limites) - adulto (problemas de adaptação ao convívio com esse comportamento dos jovens), infreqüência, falta de responsabilidade na execução de tarefas e o desejo de estar em outros lugares.
A partir desse levantamento de dados, a discussão acerca de elementos fundamentais para um trabalho bem sucedido não pode passar longe de alguns tópicos como: uma equipe multidisciplinar de suporte para o trabalho com os alunos (saúde, psicologia...), persistência do professor em relação à motivação dos alunos e dele próprio, conhecimento e manejo das situações, diversificação, objetividade e estímulo, recursos materiais para aulas mais dinâmicas, formação de grupo de estudos com interesses semelhantes, formação pedagógica aos docentes e acolhimento aos alunos/ boa relação entre estes.
Desta forma, destaco uma passagem do nosso texto base: “Refletir sobre como esses jovens e adultos pensam e aprendem envolve, portanto, transitar pelo menos por três campos que contribuem para a definição de seu lugar social: a condição de “não-crianças”, a condição de excluídos da escola e a condição de membros de determinados grupos culturais.” (OLIVEIRA, Marta Kohl de. Jovens e adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem. Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. Trabalho apresentado na XXII Reunião Anual da ANPEd, Caxambu, setembro de 1999). Creio que esta frase resuma bem o trabalho com EJA. Trabalhar dentro desta diversidade requer uma abertura mais ampla do professor para a compreensão de um processo de aprendizagem "não esperada" nos moldes da escola atual. O professor entra aí como articulador de novas aprendizagens para este grupo que provém de uma história de vida diferente do aluno em faixa etária dita "normal", para assim poder criar um clima dentro da sala de aula com que os alunos se identifiquem e possam trabalhar em um ambiente que seja acolhedor às suas necessidades!


Um comentário:

Geny disse...

Querida aluna Carina,
Em primeiro lugar estamos felizes com seu retorno e com suas postagens!
Muito interessante o trabalho, da entrevista com professoras da EJA, com levantamento das características que se assemelham e se distinguem do jovem e do adulto e a tabela não deixa dúvidas do propósito que veio atingir o objetivo almejado.
Desejamos sucesso na sua vida particular e acadêmica.
Um grande abraço,
Geny Schwartz da Silva
PEAD/FACED/UFRGS