segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Relembrando o eixo V

No eixo 5 trabalhamos intensamente em relação aos projetos de aprendizagem.
Lembro que quando iniciamos este trabalho de projetos de aprendizagem a distancia, o susto foi grande. Aos poucos, fomos vendo que o pbworks serviu com ferramenta fundamental para a interação do grupo, que no meu caso, falava sobre o arrepio do corpo quando ouvimos alguma coisa que emociona ou sentimos frio. Esta atividade foi extremamente importante para que pudéssemos perceber com clareza todos os passos que compõe o PA. E este processo pode se refletir até o final do curso, pois durante o estágio, embora o trabalho com a Educação Infantil não tenha sido com esta estrutura de P.A, muito teve sua influência na composição dos passos e principalmente na forma de registro da turma em relação ao que estava sendo estudado (a construção da identidade).
“Nos PAs, o tema a ser estudado é levantado pelos alunos, de forma individual e
em grupos, juntamente com os professores e a coordenação pedagógica. Na escolha dos
assuntos, leva-se em consideração a curiosidade e os desejos dos aprendizes. As regras e
diretrizes são elaboradas pelo grupo de alunos e professores. Ao professor cabe o papel
de problematizador, de desafiador. O aluno é o agente do processo. A concepção
presente é a da construção do conhecimento.” (REAL, Luciane Corte. 2002)A explosão de idéias inicial, a montagem de uma estrutura que possibilita a investigação, obtendo informações através de pesquisa e sistematização das aprendizagens de forma com que o aluno seja realmente construtor daquilo que está sendo proposto, é a base para que o trabalho tenha sucesso, ou seja, por mais que a estrutura de trabalho utilizada em sala de aula por mim, não só no estágio, mas diariamente em sala de aula, não seja o P.A, muito de suas raízes encontram-se no cotidiano do processo de ensino-aprendizagem desenvolvido, crendo fielmente que isso não se aplica apenas a mim, mas a todos os colegas do pead, pois aqueles que percebem a importância de estruturas como essa, não conseguem mais direcionar a sua forma de trabalho sem ao menos um pouquinho dessa metodologia.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Carina:

De fato, a construção dos PA de vocês foram fundamentais para a produção de uma aprendizagem eficaz.

Depois disso, a sala de aula jamais será a mesma, como bem disseste.

Grande abraço, Anice.