segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Relembrando eixo IV

Do acaso à intenção em Estudos Sociais

Neste eixo, na interdisciplina de Representação do Mundo pelos Estudos Sociais estudamos um texto chamado: Do acaso à intenção em Estudos Sociais, de Maria Aparecida Bergamaschi. Este texto é utilizado por mim até os dias de hoje, marcando a minha trajetória profissional. Estudamos o quanto é importante este disciplina, que muitas vezes é trabalhada apenas com enfoque nas datas comemorativas ou assuntos estanques, apenas para cumprir a lista de conteúdos indicados pela Escola. Ela torna-se cada vez mais importante a partir do momento em que o professor dá um enfoque além do conteúdo em si, e sim traz a importância do estudo do tempo e da sociedade aliado a história de vida do aluno. Na primeira atividade, na qual tivemos a oportunidade de estudar sobre este texto escrevi as seguintes palavras:


O que deve ser aprendido? O que deve ser ensinado? Para as duas perguntas, a resposta é a mesma: reflexão sobre a realidade. As aulas de Estudos Sociais proporcionam grandes oportunidades de ver-se como um sujeito ativo na sociedade, já que através desta aula deve-se fazer a conexão entre os mais diversos assuntos da sociedade, mostrando para o aluno que a nossa vida é um fio que vai se ligando ao fio de outras pessoas, e ligando, e ligando... e quando vemos, temos laços muito maiores do que podemos imaginar com pessoas de muito tempo atrás, ou mesmo com o nosso ambiente.”


Sendo assim, o processo de planejamento deve ser muito reflexivo, para que as atividades a serem desenvolvidas proporcionem realmente o envolvimento da criança seja efetivo nesta reflexão e compreensão dos fatos. Como a autora coloca:


Um planejamento aberto, que carrega em si a possibilidade de um ensino para a formação de cidadania crítica, em que os alunos possam participar de sua aprendizagem e do processo histórico em que estão inseridos.” (BERGAMASCHI, Maria Aparecida. Do acesso à intenção em Estudos Sociais).


Nosso papel com professores de Estudos Sociais é proporcionar ao nosso aluno esta oportunidade de construir-se um ser cada vez mais ativo dentro da sua sociedade, iniciando também esta tarefa na educação infantil, perpassando todas os níveis de educação. Talvez esteja aí a grande alavanca para uma educação de maior qualidade. Hoje em dia os alunos acabam tão “alienados” pela mídia, que nem sabem muito bem a importância que assume dentro da sociedade, desde a sua entrada da escola, por exemplo, desconhecendo também a sua história pessoal de vida e as entrelinhas guardadas nelas.
Tempo, espaço e sociedade. Uma pirâmide de reconhecimento do ser humano como presença importante no mundo através de sua reflexão e da criação de idéias próprias sobre conceitos das relações estabelecidas por entre estes três elementos.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Carina:

Aqui digo o mesmo que na postagem anterior, certo?

Grande abraço, Anice.